quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ineficiência


Deficiente auditivo é aquele que não pode ouvir.
Deficiente visual é aquele que não pode ver.

Aquele que não quer ver é deficiente de amor-próprio.
Aquele que não quer ouvir é deficiente de dignidade.






Estou cansada de ficar listando as incompetências alheias em forma de poesia, mostrar com oitenta dedos quais as possibilidades de caminho para a melhora. Muitas vezes deixo de cuidar de mim para segurar o outro no colo, embalar, dar de mamar e trocar fraldas. Todo mundo nasce burro, mas só continua quem quer. Só que gente idiota nasce perfeita; deveria seguir o caminho inverso ao longo da vida e regredir, ficando assim, esperta. Mas é complicado... Tem gente que não consegue e acaba morrendo idiota, do mesmo jeito que nasceu. Eu acho que dei sorte: nasci apenas burra. Ao longo desses trinta anos já provei a mim e a quem interessar possa, que só fui assim enquanto não alfabetizada. Depois que aprendi a ler, nunca mais perdi a rima. Depois que aprendi a escrever, nunca mais fiquei com sede. E depois que aprendi a fazer os dois ao mesmo tempo... nunca mais me soube santa.

Isso é quase insano: dar, dar, dar, dar e dar, sem esperar receber algo em troca. Mentira, espero, sim. Mas como dificilmente recebo, me acostumei a apenas levar [na cara], tomar [no cu], mas nunca a receber. Cuide de sua imagem, eu digo, com flores nos lábios, música na voz. E a resposta é: não preciso, todo mundo da minha área trabalha assim mesmo que nem mendigo, sujo, roupa velha, maltrapilho. Você está confundindo, porque na sua área as pessoas trabalham de terninho, mas na minha não. Somos imundos, mas produzimos.

Um belo dia, anos depois e após mais algumas insistências minhas ― sem sucesso, viva a mendicância produtiva! ― a pessoa me olha nos olhos e diz: “Sabe, estava pensando, acho que preciso cuidar da minha imagem... Imagem é tudo.

Fiquei olhando, observando e absorvendo aquelas palavras. Por que eu me importei? Por que eu tentei ajudar? Por que eu achei que pudesse, de alguma forma, transformar algo em alguém?

Esse é um dos meus grandes “defeitos”: ter fé nas pessoas, achar que têm o direito de errar, mas podem se recuperar e melhorar. Já devia ter aprendido: há quem não queira mudar. Há quem goste de viver no buraco, na lama, na pobreza ― material e de espírito, principalmente ―, nas trevas, na mentira, na sacanagem. Há quem seja muito feliz consigo mesmo, seus trapos e porcarias e assim passe muito bem, obrigada.

Da próxima vez que eu quiser insistir nessa mania chata de querer ajudar, não vou mais ter cuidado, sugerir, conversar amigavelmente, assim como alguém que vê um cabelo na camisa e se oferece pra tirar. Vou meter o pé na porta:

Pode tirando esse sorriso [defeituoso] da cara, você pode até ser eficiente, produtivo, inteligente e o escambau. Mas só quem te admira do jeito que você é, é sua mãe. Portanto, vai tratando de procurar um dentista, um dermatologista, um barbeiro e uma loja Scotsman.



Depois que aprendi a ser ruim, nunca mais quis ter razão.



L.



PS 1: Sim, eu escrevi cu. E daí? Se escrevesse ânus ficaria menos anal? Ah, palhaçada! Cu: quem não bota no de alguém, toma no próprio.
PS 2: Cansei de ser legal e boazinha.

2 comentários:

Simone Castro disse...

Nossa amiga, hoje você está com a macaca. Agora sim é a Lucille que eu conheço...kkkkk
Te adoro amiga, e comigo sabes que pode ser sempre sincera e falar o que desejar.
Acho que nessa vida temos que nos expor e falar da maneira que quiser, sem se importar com que acham ou vão falar.
Cú todo mundo tem e seria hipocrisia realmente falar ânus. Aposto que no dia a dia ninguém fala assim.
Cú e pronto!!! rsrsrsrs

Cátia Diniz disse...

Ésse rapaz é de suma importância na sua caminhada. Já que estamos matriculados nessa escola, é necessário muitas provas para passar para a outra fase. E olha... O cara é campeão em formular provas. Tem uma didática que puta que pariu! O bom é que enquanto tu vai assimilando conhecimento,o sentimento por ele vai diminuindo. E quando acabar... Acaba AMORdomia ! Estou torcendo para esse dia chegar com fogos e vuvuzela na mão. AMU TU.

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.