segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Na falta de uma, três espadas para lutar

Só de achar, só de pensar, só de não lançar um olhar um pouco mais demorado sobre algo, a gente já erra.


Meses se passaram desde a última vez que escrevi. Parecem anos, e ao mesmo tempo sinto que nunca parei. O tal do terror do escritor: a folha em branco. Quantas vezes me assombrou? Quantas vezes abri o editor de texto e o fechei? Quantas vezes sequer o abri?

Hoje é feriado, fui à varanda a passos largos e arrastados, fruto da crise de sinusite. Olhei o vaso de plantas que segue sozinho no chão cinza, símbolo da resistência. Da dor e da resistência. Duas ou três folhas já haviam morrido, uma delas eu mesma arranquei. A planta que inicialmente não era minha, ficou sob meus cuidados.

Há cerca de dois meses ou menos, notei que o vaso tinha um buraco na terra bem próximo à borda. Temi que fosse um rato ou algum bicho cavando a terra da planta. Fiquei mais atenta. Nada mudou com ela, nem mesmo o tal buraco. Aproximadamente um mês atrás notei o mesmo pequeno buraco em 3 pontos distintos do vaso. Tão estranho... Quando olhei com a luz do dia, parecia milagre, mágica: lá estavam 3 lindos brotos de Espada de São Jorge saindo dos buracos.





Sorri feliz diante do milagre da vida, a vida que surgiu ali sozinha, sem forçar, sem pedir, nem obrigar: como que seguindo seu curso normal, a planta se multiplicou. Minha reação imediata foi fotografar e enviar ao seu dono de origem. Não havia maldade, apenas queria mostrar a evolução, a esperança em forma exata. Ele também não acreditava que a planta pudesse sobreviver, parecia estar morrendo.


Então pensei melhor... Quando ele se foi a planta “ressuscitou”. Foi comigo, com meus cuidados, com meu carinho que ela se tornou quatro partes naquele vaso. Ela é minha. E eu sou dela, pois renasci também quando me vi cuidando dela, observando seu crescimento, tendo fé que melhoraria.

Meu pé de Espada de São Jorge: a prova de que o buraco pode ser apenas o espaço necessário para o surgimento de uma nova vida. Essa é a minha luta.


LN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.