sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Idade, serena idade, serenidade


Então Adão disse ao Pai:
― Sinto-me sozinho, Senhor.
E Deus lhe tirou a costela e lhe deu uma mulher. Viveriam assim para sempre desde que ambos aceitassem os desígnios de seu Pai e Criador e vivessem na pureza. Foi Eva quem quebrou a Aliança ao comer o fruto da árvore proibida. Adão poderia ter dito não, se quisesse. A própria Eva não tinha motivos para tal insatisfação, a não ser consigo mesma. Então Deus, em sua infinita benevolência, deu-lhes o livre-arbítrio para que fizessem com suas vidas o que melhor lhes aprouvessem. E isso significava perder a perfeição da vida que até então levavam.

li.vre-ar.bí.trio
sm Filos Faculdade do homem de escolher em função da própria vontade. Pl: livre-arbítrios.
Fonte: Dicionário Michaelis Escolar

Nós, descendentes de Adão e Eva, as únicas criaturas de Deus a requerer o direito a cuidar do nariz por própria conta e risco, apesar de tantas centenas de milhares de anos, ainda não sabemos como usá-lo.
Há quem o rejeite: Deus cuida de tudo, independente da situação. Não é incomum encontrar alguém que tenha como pontuação a frase “Deus me tocou” ou “Se for da vontade de Deus”. Ora, não era esse o maior desejo do homem: ser o dono seus passos e vontades?
Quanta indecisão!
Pensando um pouco nisso, lenta e rasamente, me dei conta de que alguém havia cometido esse erro contra minha vontade, porém, se não tivesse comido a maçã (termo técnico-religioso para o sexo), eu não estaria aqui. Bom, comeu, tá comido. Mas tal e qual um verdadeiro pai que após muita insistência do filho permite que ele saia e quebre a cara para depois voltar arrependido dizendo “você tinha razão”, Deus vive nos tempos modernos essa condição paterna ao ter de receber diariamente pedidos para cuidar de seus filhos que, com tanta liberdade, vivem dando com a cara na parede e reconhecendo que, ao contrário do que pensavam Eva e Adão, a raça humana não sabe o que fazer com o lado negativo dessa autonomia.
Pensando exageradamente nisso, profunda e desenfreadamente, concluí que Ele não poderia nunca me abandonar a própria sorte ― pai de verdade nunca abandona. Porém o que foi pedido não pode ser ignorado: do meu caminho devo cuidar eu. Deus apenas se encarrega de desdobrar as possibilidades e eu preciso decidir qual a melhor a seguir.
Durante muito tempo abusei do direito de errar. Eu tive de escolher os caminhos sozinha, guiada apenas pela impulsividade de momentos em que não me preocupava se estava ou não ferindo algo, alguém ou a mim mesma. Hoje consigo compreender a linha em curva que descrevi para chegar ao ponto de admitir isso. Não foi tarefa fácil e muito menos rápida; aos vinte e seis anos desisti de usar o livre-arbítrio de forma indiscriminada: precisava de um norte e fui buscar quem me ajudasse a encontrá-lo.
Por estes dias me vi diante de situações nas quais, fosse qual fosse a decisão que eu tomasse, precisaria antes ter certeza de que saberia lidar com o resultado. Se eu falasse, seria taxada como pateta, burra. Se não falasse, seria forte e séria. Ou eu poderia simplesmente inverter, dizendo o que eu queria e me considerar satisfeita por fazer o que eu achava correto dentro de uma percepção analítica. Não me importo mais com o que pensam de mim: é com minha consciência que durmo todos os dias, portanto, para mim que devo satisfação sobre meus atos.
Sinto um imenso orgulho de mim mesma. Ser “burra” ou não só depende de como eu me vejo e me coloco diante das situações. Decidi me portar como adulta. Por um lado, vejo o quanto errei no passado, por outro, percebo o quanto evoluí e mais ainda: o quanto estou distante de algumas pessoas que hoje cometem os mesmos erros que eu cometia. Se posso ajudar, tento. Mas não sou mágica. Sei que cada um tem seu tempo de caminhar. Encontrei o meu quando decidi usar o meu direito de escolha para seguir por um novo caminho. Estou mais leve, menos "os outros" e muito mais eu.




Definitivamente, chegar a terceira década de vida me fez muito bem.

L.

2 comentários:

Simone Castro disse...

Amiga, fiquei sem palavras quando li seu texto, simplesmente maravilhoso. Parabéns!!!
Seu texto me fex refletir nesse momento tão difícil que estou passando em minha vida...
Beijos e te adoro, não se esqueça disso.
Da amiga de hoje e espero de sempre....

Anônimo disse...

COM MUITO CARINHO EU LI E FIQUEI FELIZ
COM TUDO O QUE O TEXTO ME FEZ PENSAR!
OBRIGADO POR ME ENVIAR O EMAIL ME AVISANDO
QUE ATUALIZOU!
TO SEMPRE DE OLHO, MAS AS VEZES PREFIRO FICAR INVISIVEL.
UM BEIJO DO VOCÊ SABE QUEM!

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.