domingo, 13 de setembro de 2009

Mulher

Estava pronta para escrever, quando senti alguma coisa mexer em meu pé direito. Levei um susto, parecia uma barata. Baixei os olhos e dei de cara com uma borboleta azul, tão assustada quanto eu, se segurando no peito do meu pé. E neste exato minuto, as 10:57 do dia 13 de setembro de 2009, ela está relaxadamente pousada sobre o travesseiro que era meu.

ઇઉ ˙·٠.ઇઉ

Pensamentos borbulham em mim. As idéias me fervem como água de vulcão. A semana foi de intensos momentos a sós com Deus e apenas comigo, refletindo, analisando, reinventando as maneiras de encarar a vida.

Você só descobre que é forte, quando algo testa sua coragem. Só entende que mudou, quando se vê diante da mesma situação que o obrigava a agir de maneira errada e você escolhe fazer diferente. Sem o teste não há certeza.

Sendo eu uma profissional que lida a maior parte do tempo com outros profissionais da área de saúde, tenho acesso a informações que o resto dos mortais não tem. Sei, por exemplo, que o medo e a vergonha são as principais causas de mortes e retirada de órgãos em mulheres, devido a doenças sexualmente transmissíveis ou cancerígenas. Foram estes sentimentos que eu evitei quando a médica noticiou o mioma e cisto uterinos em mim. Virei o rosto pro lado e pensei. Não veio lágrima, nem auto-piedade, nem nada. Só fiquei lá imaginando aquela bolota de 6cm na região posterior do útero. Enquanto eu estava virada, não satisfeita, a médica ainda achou um cisto (outro!) de 5cm. Ok, pensei comigo, se Ele está me mandando mais essa, é porque sabe que eu sou capaz de aguentar.

Cistos são tumores benignos, o que significa que não evoluem para o câncer. Mas oferecem toda sorte de transtornos, como dor, inchaço nos pés, na barriga, etc e, affmaria, etc. O cisto pode criar dificuldade pra engravidar, ou, dependendo do local em que esteja, pode deixar uma mulher estéril, caso precise retirar os ovários por conta dele. Engraçado como nada disso me assusta agora... Acho que por ver tantas mulheres sofrendo com essas contrariedades inerentes ao sexo feminino, me acostumei a não me chocar, nem ter medo. E não tenho mesmo. Sempre fui sabidamente um caso do grupo de risco. Com isto eu também lido todos os dias no trabalho: os grupos de risco. Obesos, fumantes, sedentários e pessoas com histórico familiar, são propensos a hipertensão, diabetes, câncer, etc e etc. E eu faço parte do grupo do histórico. Câncer, mioma e cisto já causaram alguns sustos em algumas de nós. Mesmo assim, continuo não tendo medo. Elas, que enfrentaram a quimioterapia, a radioterapia, que tiveram retiradas de si partes de seus corpos, não tiveram. E são mulheres fortes, sábias, meus anjos da guarda na terra. São pessoas as quais me orgulho demais de carregar o mesmo sangue, a despeito de qualquer coisa que venha com ele. E se elas não tiveram medo, eu tampouco terei.

Quanto a vergonha, bem, essa eu nunca tive mesmo. Então, tratar de saúde comigo, sem problema, vamos sentar e conversar a respeito. Aliás, na minha nova família que virá, falaremos disso na sala, como falaremos do último capítulo da novela e do melhor livro de Fernando Sabino.

E quanto aos idiotas (geralmente homens) que sempre acham que no dos outros é refresco (já começou no Orkut, um Super Idiota me dizendo que não conhece nenhuma mulher que tenha tido câncer de útero e mama), segue um breve relato sobre estes tumores:

Miomas são os tumores benignos (não cancerosos) mais comuns do trato genital feminino. Eles também são conhecidos como fibromas, fibromiomas ou leiomiomas. Se desenvolvem na parede muscular do útero. Embora nem sempre causem sintomas, seu tamanho e localização podem causar problemas em algumas mulheres, como por exemplo, sangramento ginecológico importante e dor em baixo ventre.

Fontes: Centro de Tratamento de Miomas e Boa Saúde

Não estar com medo, não significa que eu esteja contente e normal. Na verdade, estou tensa com o pós-operatório, ficar longe do trabalho, faculdade na reta final... enfim, isso me preocupa de verdade. Mas esse não é o momento pra ataques de perereca, pelo contrário, quanto mais tranquilidade, mais fácil e rápido acharei as soluções pra todas essas questões. Esse é aquele exato momento em que eu digo a todos que também sei ser egoísta, paro de bancar a protetora dos fracos e oprimidos e vou olhar apenas pra mim. Sem cerimônia e sem medo de ser feliz. É o momento em que eu me basto. Mentira, não sei se vou aguentar ficar sem colocar algum desamparado nas costas e levar até a outra margem do rio. É meu, sou assim, apesar de querer muito, não consigo ser diferente.

Reze a Deus para que você possa lutar.

Eu fico esperando do lado de fora do trabalho dessa mulher,

Do mundo dessa mulher.

Ooh, é difícil para o homem, Agora sua parte chegou ao fim. Agora começa o ensinamento do pai. Eu sei que você tem um pouquinho de vida em você ainda. Eu sei que você tem muita força. Eu sei que você tem um pouquinho de vida em você ainda. Eu sei que você tem muita força. Eu deveria estar chorando, mas eu não posso deixar isso aparecer. Eu deveria estar esperando, mas não paro de pensar De todas as coisas que nós deveríamos ter dito, Que nos nunca dissemos. Todas as coisas que nós deveríamos ter feito, Que nunca fizemos. Todas as coisas que eu deveria ter dado, Mas não dei. Oh, querido, faça isso passar, Faça ir embora. Dê-me aqueles momentos de volta. Dê-me os de volta para mim. Dê-me aquele beijinho. Dê-me a sua mão. Eu sei que você tem um pouquinho de vida em você ainda. Eu sei que você tem muita força. Eu sei que você tem um pouquinho de vida em você ainda. Eu sei que você tem muita força. Eu deveria estar chorando, mas eu não posso deixar isso aparecer. Eu deveria estar acreditando, mas não paro de pensar De todas as coisas que eu deveria ter dito, Que eu nunca disse. Todas as coisas que nós deveríamos ter feito, Que nunca fizemos. Todas as coisas que você precisou de mim. Todas as coisas que você quis de mim. Todas as coisas que eu deveria ter dado, Mas não dei. Oh, querido, faça isso ir embora, Faça ir embora agora.

Engana-se quem acha que a pior parte é enfrentar o meu problema de saúde. O pior agora vai ser conter o meu desejo de fazer campanha pelo mundo a respeito das doenças femininas que podem levar a morte. Sempre falei, mandei e-mails, alertei da forma que tinha e podia, mas agora uma força estranha toma conta de mim, uma vontade de fazer um alerta em praça pública, pedir a esse governo sujo que disponibilize ultras-transvaginais para a população de baixa renda, sem acesso a plano de saúde. Dá vontade de sair gritando por aí SE CUIDEM ANTES QUE SEJA TARDE!

Minhas duas bisavós maternas faleceram de idade, aos 94 anos. Uma delas eu conheci. Vidinha humilde lá no interior do Ceará, sequer sabiam que suas descendentes se veriam as voltas com máquinas, aparelhos, remédios, tubos e tantas dificuldades pra manter a chama da vida acesa. Mas certamente deviam ter certeza que traríamos no sangue índio, a perseverança e a coragem de quem nunca foge de uma boa batalha.

Nada temo, pois tenho um maravilhoso Deus de amor do meu lado.

*-*-*

[16:23:34] TT: mais uma vez... muito obrigado por me dar a honra por me aproximar de você e hoje ser uma pessoa importante para mim...

[16:23:47] TT: vc é extraordinariamente maravilhosa........

Eu que agradeço por poder participar dessa caminhada do teu lado. Eu não seria uma pessoa melhor sem sua vida.

*-*-*

Aquela borboleta veio me dizer alguma coisa, o que será?

Agora, se vocês me dão licença, tenho uma vida pra viver, trabalho a fazer e uvas passar a comer.

Maravilhosa semana pra todos!

L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.