segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Amanhecendo e anoitecendo

No intuito de machucar, corre-se o risco de sair ferido.

Acabou. Tudo está calmo agora. Foi muito mais difícil e doloroso do que eu imaginei. Relutei até o último segundo, mas estava convicta de que era a única solução. Sabia, mas não queria. E fiz. Não se pode passar a vida vendo as nuvens a cruzar o céu. Algo havia que ser feito, para o bem ou para o mal, mas que fosse feito. Tomei a atitude que julguei melhor para manter um fio de sanidade em mim, para ter a opção de querer cultivar mágoa ou não, para estar em paz. Fiz porque sabia que eu era a única a ter no sangue a palavra “ação”, se eu não agisse nada mudaria. Como sempre. Fiz e doeu. Sabia que assim seria. Acabou e nada mais importa, afinal, pra frente é que se anda, especialmente quando há substituição. Nada mais pode me atingir, porque eu determinei assim. Agora continuo a caminhada, com dupla e renovada esperança. São dois novos caminhos. E uma única e forte vontade de estar bem.

ઇઉ ˙·٠.ઇઉ

Acordei com a luz da manhã em mim. Lá fora passarinhos brincavam. Levantei, arrumei o corpo e endireitei a alma. Teria que recomeçar, mas como J. não estava a fim e nem eu, nos demos mais um dia de férias. Ou de folga, como diz meu afilhado caçula “férias é igual a folga”. rsrs Estava andando rumo ao ponto quando resolvemos, mas não iria voltar. Estava liberta agora, queria estar só comigo, fazendo minhas auto-análises e rindo do alheio. Andei. Impressionante como meu bairro consegue ser apaixonante mesmo depois de anos de conhecimento. O verde, o ar, as construções, os animais silvestres, o bondinho. Tudo aqui me faz admirá-lo e, modéstia a parte, tê-lo como um dos mais bonitos da cidade. Sem modéstia alguma: o mais bonito do mundo. Pensando e ouvindo música fui bem longe, ainda cansada da noite anterior, mas completamente disposta. As pessoas, os sorrisos amigáveis, coisas que só encontro por aqui. Lembrei que um dia considerei morar em outro lugar, zona norte, perigo iminente e real. Hoje agradeço a Deus por não ter conseguido. Como eu poderia não mais ver macacos e borboletas a me saudar no iniciar do dia? Sorri diante das casas de comércio, a padaria, a mercearia, o bar. Gosto de todos e acho graça nos avisos em três línguas, motivo pelo qual constato que não só eu aprecio a vida por aqui, mas o restante do mundo também. Permiti-me bancar a turista, entrei na loja de artesanato e me diverti. A surpresa mesmo ficou por conta das bonecas. Estavam no interior da loja, enfeitando um dos cestos de bonecas de pano, os cabelos pretos inegavelmente conhecidos. As bonecas de pano da minha avó, a minha artesã. Saí de lá a passos curtos, segui para a locadora. Filmes antigos e raros, coisa que só mesmo por essas bandas poderia encontrar. Passei uma manhã deliciosa e contente por poder explorar meu próprio mundo, aprofundar as raízes e ter certeza de que, como diria Gilberto Gil em Aqui e Agora, “O melhor lugar do mundo é aqui”.

A noite me trouxe uma Lua cheia, perfeita, enorme sobre a Baía de Guanabara. Ver a noitinha caindo e a Lua nascendo é algo extremamente confortador. A beleza da cena e sua pluralidade me despertam o sentimento mais romântico, me fazem querer aquilo que normalmente desejo, só que em maior grau: amor.

Dancei e bebi. Pouco e muito. Recebi tanto carinho, não sabia mais como retribuir. Foi uma noite especial, de muito e muito riso. Infinitas gargalhadas. Não me lembro de ter rido tanto assim há muito tempo. Estava lá quem tinha que estar. Pensei numa coisa, mas achei que fosse produto da imaginação muito fértil e autoconfiante. Quando ouvi da boca de um amigo, tive certeza de que não era. “De um tempo pra cá você está mais sedutora, mais sensual, mais mulher.” É, tinha percebido isso, mas não sabia o motivo, porque nada foi planejado. Talvez seja da idade, talvez a mudança de postura. Ou ambos, pois o primeiro trouxe o segundo. O fato é que a noite foi altamente divertida.

Quando tudo acabou, éramos só nós dois. Ou melhor, nós três. Havia ainda a dúvida conosco. O Sol nos envolveu em desejos e despertou sentimentos adormecidos pelo tempo e pelo “respeito”. Meses a fio mantendo uma distância segura, contendo pelas rédeas os animais selvagens que travam nosso embate, obedecendo as nossas próprias regras. Para quê mesmo? Muitas foram as tentativas de separar nossos corpos e mentes. Como haveria de ser se os corações foram soldados com fios de um amor incomparavelmente forte? Quando você está triste, te faço sorrir. Quando eu choro, você me arranca gargalhadas. Quando estamos felizes, compartilhamos a mesma alegria. Porque antes de tudo e depois de tudo, a amizade é nosso maior presente. Não há no mundo pessoa que me conheça em pele, razão e fantasia tão bem. Duas crianças tão maduras e dois adultos inventivos. “Você confia em mim?” Pergunta sem sentido. Confiaria minha vida a você se fosse preciso. E o beijo tomou-me em proporções vulcânicas, percorreu o curto caminho entre o querer e a necessidade e agitou todas as partículas do meu corpo. Ah, como eu precisava daquilo... Um beijo de carinho, sem maldade sexual, apenas um gesto de amor e entrega. É todo esse sentimento que nos move, que nos une. Depois do apertado e demorado abraço, despedimo-nos com a nítida sensação de que as amarras estão se rompendo. Quando e como não nos cabe tentar adivinhar. Corpos são do homem, mas sentimentos são de Deus.

ઇઉ ˙·٠.ઇઉ

Fê, obrigada por estar comigo nessa semana. Muito mais na sexta. É o mínimo que posso te dizer, porque eu devo mesmo é agradecer a Deus por ter uma amiga tão fiel e presente, muito mais do que se estivesse do meu lado. Te amo muito mais.

ઇઉ ˙·٠.ઇઉ

― Tia, você queria eu?

― Hã?

― Você queria eu?

― Como assim queria você?

― Se você queria eu, seu sobrinho.

― Claro que queria, assim, desse jeitinho que você é. – E lá foi ele satisfeito, piscina a dentro, com a confirmação que precisava pra ser feliz, sabendo que mais do que amado, ele foi desejado assim como até hoje. O ser humano e suas necessidades afirmativas.

ઇઉ ˙·٠.ઇઉ

E falta apenas uma semana! Quando o navio aportar, ouvirei aquele “oi, amor” de que tanto gosto de ler. As pererecas enlouquecidas o aguardam, ansiosas. Esperaria pacientemente a vez de ganhar meu abraço, cheio de saudade do amigo. Mas como fui convidada a furar a fila... hahahaha Você é o pior de todos, Igo!

ઇઉ ˙·٠.ઇઉ

Show da Roberta Sá no Circo Voador. Bora?

“Enquanto isso, anoitece em certas regiões

E se pudéssemos ter a velocidade para ver tudo

Assistiríamos tudo...”

Marisa Monte em Enquanto Isso

Abençoada semana para todos nós!

L.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estou esperando aqui, por você! Vou até dar um jeito na casa... rsrs
Não precisa agradecer, eu vou estar aqui, sempre, do lado de dentro. Você é muito mais forte do que parece e, repito, tenho muito orgulho de você. Você tem o que muita gente diz ter, mas nem imagina o que é: amor-próprio. E isso não tem preço no mundo que pague, nem ninguém por quem valha a pena perder. Um beijo grande.

Fee

Anônimo disse...

Meu tempo é ela...

thigo barbosa tg disse...

tah paixonadinha ...que bunitinhu!!!...além de fazer bem pro coração, faz bem pra alma!!!
feliz por vc!!! otima semana.
BjAõ!!!!

thigo barbosa tg disse...

Luh aproveita e me visita..tem um selinhu pra vc.
BjAõ!!!

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.