quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cartas

Concentração e fé. Uma mudança não precisa de dias ou semanas, nem de um baque, muito menos de motivo sério. A mudança vem do querer e pra que aconteça é necessário apenas, concentração e fé.

Já me “acusaram” de ter uma capacidade de mutação rápida, em relação a outros que levam séculos pra assimilar as coisas. Na verdade, eu não me prendo muito em auto-análises pseudo-filosóficas e inúteis. Se decidi que o momento é de virada, eu viro. Simples. Por vezes parece que a indecisão me acompanha ou que a estagnação é parâmetro de vida. Mas de estalo, a mudança acontece e não nasce no horizonte, já aparece a pino no meio do meu céu em chamas.

Esse foi o ano das realizações, alguns “quases”, uns com pesar e outros com alívio. Saí do casulo, bati asas e finalmente me dei conta que muitas são as mulheres bonitas e inteligentes por aí, cada uma com seu especial atrativo, e não pode haver melhor ou pior, apenas gosto. Entendi tantas coisinhas, destruí laços que se tornaram amarras, organizei os desejos e idéias, fiz dos planos uma certeza e decidi ir a luta não pela mudança, ela já estava acontecendo, mas para que a desistência do certo e a recorrência do erro não encontrassem lugar em minha realidade.

Algumas pessoas foram coadjuvantes neste processo, me ajudaram a estrelar minha própria história. Eu, a autora e atriz principal, diretora e tia do café. Duas pessoas, à primeira vista dois canalhas, após uma olhadela mais detida me pareceram apenas filhos da ocasião. Um amigo, as amigas, o homem que eu amei, centenas de pessoas cujas vidas dependiam de mim, dois meninos, uma mulher e uma jovem. Agora, descansando a mente, não tenho dúvidas: tudo aconteceu quando deveria ter acontecido.

Desejo que saibam...

Amigo,

Há muitos anos, quando nos conhecemos, eu dei um sorriso e recebi de volta um outro, tão ou mais amigável e inocente. Não imaginamos, porém, que a amizade fosse criar raiz em cada vida, que seríamos tão ligados. Juntos subimos montanhas, passeamos na Lua e exploramos as profundezas gélidas dos oceanos. Na arte da palhaçada, ninguém nos superou, ou melhor, você me superou e se tornou meu mestre. Eu paro... rsrs Mas em algum momento de nossas vidas, nossa amizade virou um adolescente perdido, viciado, sem noção do perigo e da hora de parar. Não dava mais pra parar, né? Era um saco sem fundo, não tinha porque e nem como, apenas palavras não materializadas. Fomos pegos sentados nas escadarias, como gatos vadios, fazendo arruaça. Fomos julgados e condenados. Pensamos: estamos errados? Não vale a pena andar sob os mandamentos da Lei Moral dos Homens, eles não nos entendem, então às favas com o que sentem. Mas não era bem assim, não é mesmo? Um longo e tenebroso inverno nos distanciou, silêncio e o vazio era o que havia entre nós. Quando você pulou na janelinha, ali eu senti muita saudade da nossa amizade verdadeira. E decidi que era o momento de renascer. Revivemos um para o outro esta semana. Senti que era você novamente, sem o alter ego que se juntava ao meu para cometer crimes. Fomos julgados, condenados, cumprimos penas e agora, mais sábios, estamos livres. Seu coração é bom e apesar da pequena dúvida, sei que se sairá bem dessa. Basta colocar os miolos pra funcionar. E eu quero lhe cumprimentar, te gastar, te pedir ajuda e acima de tudo, quero que você esteja por perto pra me ver muito feliz com o novo amor. Fica com Deus e no que precisar, conte comigo. L.

Branca,

Eu amo você e vou amar sempre, apesar de você às vezes ser bem burraldina. Como agora. Mas o amor a tudo perdoa, né? Não adianta ficar zangadinha, se era o que queria, então pelo menos vá em frente. Minha posição e opinião não vão mudar, mas eu quero que você retorne e me diga “foi a coisa mais maravilhosa da minha vida”, então eu vou ficar sossegada. Como homem não se brinca, com carioca então, é bom andar com uma adaga pra qualquer emergência. Piovani que o diga. É bem verdade que a maldade está globalizada, fala fluentemente todos os idiomas e não tem sexo. Mas não custa ter um pouco de cuidado. Eu espero que tudo saia como você está sonhando aí nessa cabecinha onde tudo é cor de rosa e todo mundo é legal, peço a Deus que te proteja e te leve de volta em paz. E mais ainda, espero que todos os meus medos sejam sem fundamento. Fica bem. L.

Homem de tranças,

Fiz o que não pude, revolvi terras, gritei aos céus, mas parece que ninguém me ouviu. Nada nesse mundo poderá se comparar ao que senti, nem ninguém conseguirá explicar meus motivos – nem eu mesma. Quero apenas que saiba que já não há luz, não há motivos pra continuar a caminhada sobre os espinhos. Ambos temos sonhos, erramos, desejamos, mas nada da mesma forma ou intensidade. Tenho orgulho de meus progressos, que me custaram lágrimas e noites insones, não posso me dar ao luxo de retroceder por tão pouco. Quero ser melhor, quero dar o melhor de mim. Quero receber o suficiente pra acordar feliz. Quero ajudar a melhorar, para que eu tenha diariamente a vontade de melhorar junto. O amanhecer de domingo, aventureiro e fora de planejamento foi fantástico, atividade que me remete aos momentos leves que aconteciam pelos nossos Bobs da vida. Mas o seu anoitecer, silencioso e pesado, é forte demais para o meu ensolarado desejo de amar e ser amada. Dedico muitos minutos a pensar, e quando percebo, estou contando semanas em pensamento sobre o mesmo assunto, analiso, considero, pondero, fico triste e não vejo saída. Não é possível viver de grãos de felicidade, num incansável conta-gotas de paz. Incansável? Mas nós cansamos, não é mesmo? Particularmente, não me vejo como salvadora da sua pátria e muito menos aceitarei ser sua carrasca, a culpada eterna de todos os seus problemas. Desculpe, mas já me dói ser meu próprio algoz. Eu desejo que você seja feliz, que encontre um ponto de equilíbrio em suas marés, que conheça a si próprio e aprenda a lidar com as dificuldades, sobretudo as que você mesmo cria. Desejo um dia poder lhe contar meus segredos, em sonhos que nunca virarão realidade. Desejo que você me entenda. Desejo que aprecie o belo, que sejas belo por dentro e por fora, para si e para os seus. Quero que um dia possa perdoar minhas falhas e fraquezas e que seu coração seja livre de mágoas. Se um dia precisar e eu puder ajudar, creia-me, estarei à disposição. As tranças que já não estão mais lá... Até. L.

Continua...

3 comentários:

thigo barbosa tg disse...

eaew.....exclui o outro blog...to nesse aqi agora e soh nesse aki.
n revele a minha identidade secreta hein....eh sigilo...huahauhau
BjAõ!!!
vc vai saber qem sou eu pels meus posts..como mudei de endereço tah se coments...n exclui de proposito nao, tah??
valewww!!!

thigo barbosa tg disse...

sempre fui um fã do seu blog....nao por ser um blog e sim pelas historias, palavras ...tudo que vc escreve. Sempre qdo acabo de ler um post eu penso: " Caraca! tah mto bom!" e ta fikando melhor a cada dia...xou dibola amiga!!!!
BjAõ!!!!

Anônimo disse...

Mãe,

Ás vezes me forço, "vou ficar com raiva dela", penso.
Não tenho chance. É inegável o que eu sinto por você. Com você fico e ajo diferente. Se outras pessoas e fizessem o que vc faz, dissessem o que você diz, sem dúvida eu diria: "vá à merda, seja feliz, cuide de sua vida".
Pra você: "obrigada, eu também te amo".

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.