sexta-feira, 7 de março de 2008

Hã? Como assim? - Começou? Então atura!

Quero dividir com vocês um episódio do dia de ontem. Foi algo que me chateou no primeiro momento, mas depois, fiquei extremamente feliz com minha força em não perder a razão e ser diplomática, por mais que a metralhadora estivesse carregada de palavrões. Trabalhos em grupo me chateiam profundamente, pois sempre tem um deitão, que leva a sua nota. Pior ainda é quando alguém se acha o chefe ou o dono da verdade. Por isso eu estudo. Por mais que o trabalho fique ruim, me garanto na avaliação individual. Quero que conheçam meu outro lado, o sério-debochado-sarcástico, com pitadas de bom humor. E-MAIL DA FLÁVIA (uma das participantes do grupo de Marketing 2):

De: Flávia Enviada em: quinta-feira, 6 de março de 2008 10:14 Para: Lucille Assunto: Re: Trabalho de Marketing II - Desenvolvimento e Capas

Prezada Lucille !

Ontem encaminhei para a Luciana a minha parte e a parte do Rodrigo sobre estratégia de crescimento.

Os seus e-mails estão mt confusos, uma hora, você diz que vai mandar um anexo, outra hora, você diz que não teria q mandar anexo nenhum.

A questão é a seguinte NÃO temos mais tempo nenhum de modificar nada ! Infelizmente você avisou mt em cima que o seu antigo grupo usaria o trabalho. Portanto teremos que utilizar a idéia da empresa de cosméticos mesmo, afinal não existe apenas uma empresa atuando em um mercado e o PP sabe mt bem disso.

Gostaria que todos lessem o trabalho e respondessem a este e-mail, para dizer se estão de acordo.

E seria bem interessante se toda vez que encaminhassem os trabalhos modificados, colocassemos uma versão, por exemplo, Trabalho de marketing_versão1, ai no próximo Trabalho de marketing_versão2, assim fica mais fácil identificar qual é a versão mais atual.

Ah Lucille, tem uma coisa bem importante que gostaria de te falar, o clima entre grupos de trabalho é tão valioso quanto nas organizações. E vc, embora esteja passando esta impressão, não está fazendo o trabalho sozinha, então esforce-se para melhorar o clima, ok !?

bjs,

Flávia

MINHA RESPOSTA (logo cedo, trabalho já fervendo e cansada de fofoca): De: Lucille Enviada em: quinta-feira, 6 de março de 2008 11:11 Para: Flávia Assunto: Re: Trabalho de Marketing II - Desenvolvimento e Capas

Flávia,

Respondendo aos seus questionamentos e acusações infudadas.

Para começar, (in)felizmente não posso acessar meu e-mail de casa neste momento para reencaminhar, pela segunda vez, a todos o primeiro e-mail onde fui bem clara "apenas para termos uma idéia de como foi feito". Quando nos reunimos da última vez e a dúvida foi levantada, fiquei preocupada que eu tivesse me expressado erradamente ao afirmar "segue trabalho para continuarmos". E aí o erro seria meu, o qual eu assumiria e teria que forçosamente corrigir a tempo de não prejudicar o grupo todo. Quando ficou claro que eu não havia me expressado mal, reencaminhei e avisei que teríamos sim, que mudar bastante coisa ou tudo. O que eu pude alterar sozinha, assim o fiz; o que pude modificar a fim de não perder a idéia, mas não ficar escito exatamente como o anterior, assim o fiz. Porém, sozinha eu sou Lucille, não sou grupo. É preciso que todos estejam empenhados no mesmo objetivo para que dê certo - e isso não é idéia minha, a História mostra que o EU nunca foi a lugar algum, enquanto o NÓS removeu montanhas.

Acontece que todos já somos maiores, vacinados e cônscios de nossas responsabilidades. Se alguém precisa ficar até mais tarde no trabalho, não é preciso que o chefe mande, portanto se um trabalho acadêmico precisa ser feito, não é necessário que os colegas fiquem cobrando, pois não trabalhos com crianças, nem idiotas, acreditos que todos sejamos responsáveis e maduros o suficiente pra saber que caso haja necessidade de ficar depois do horário na faculdade, se precisar se reunir no sábado de manhã ou outro horário ruim, teremos que fazer para que o resultado seja positivo para todos.

Gostaria que vc me reencaminhasse a mensagem onde eu disse que não mandaria anexo algum, por favor. Meus e-mails estão confusos? Para isso trocamos telefones, certo? Além do mais, em momento algum recebi uma mensagem dizendo "Lucille, não entendi o que vc disse, pode ser mais clara". Não acredito que todos tenham ficado confusos, ou melhor, quem ficou, me ligou pra tirar a dúvida. O que me causa estranheza é somente agora vc se pronunciar a respeito do suposto fato. Sendo assim, eu reforço o pedido e gostaria que me mandasse o e-mail onde eu disse que não mandaria anexo algum.

Eu avisei em cima da hora? Fechamos o grupo, eu saí da sala, peguei meu ônibus, cheguei em casa, fiz xixi, afrouxei o cinto, liguei o pc, e disparei e-mail pra todos com a seguinte informação "segue trabalho apenas para termos uma idéia de como foi feito". Durante a semana, nem vc e nem ninguém se pronunciou a respeito, pra questionar se usaríamos aquele ou pra dizer que ficou confuso. Na aula seguinte, como já expus acima, apareceu a dúvida e eu reforcei que aquele não poderia ser usado e pra não restar pedra sobre pedra, confirmei com o outro grupo e de fato eles usariam o trabalho inicial. Isso foi sexta-feira passada, dai 29.02. Estamos em 06.03, tivemos uma semana inteira pra ficar confusos, questionar, decidir e somente hoje, agora, vc se preocupa com o fator tempo.

Sinto muito, Flavia. Vc vai me dizer que todos temos filhos, marido, esposa, louça pra secar e cueca pra lavar. Todos nós. Não acredito que um descocupado se daria ao trabalho de ir pra faculdade toda noite, aturar professor chato, aula chata, pegar onibus tarde e ainda ter que optar entre uma coisa ou outra por não ter tempo de fazer tudo o que gostaria. Portanto, todos nós somos ocupados e cada um com sua dificuldade e nenhum está isento do sacrifício, por maior que seja a dificuldade. Já trabalhei algumas vezes em grupos em que a pessoa que não podia ir as reuniões, digitava. Quem não poderia ficar até mais tarde, fazia o seu e apresentava ao grupo por e-mail, sem tempo ruim, sem chororô. Tem que fazer? Então vamos fazer e ontem, porque assim como o meu, o domingo de todos é sagrado.

A idéia da empresa de cosméticos, conforme ficou decido em reunião última, já tinha sido dada como certa. Então não é agora que vamos ter que manter a idéia, como vc mencionou. O tipo de empresa podemos repetir, sim, sem problema algum. E firmamos isso na sala de aula, portanto, quanto a isso não há estresse.

A idéia das versões é válida, porém, desculpem-me caso esteja enganada, mas não recebi nenhum anexo do trabalho. Vou verificar em casa, mas tenho quase certeza de que não recebi.

Sobre o clima... bom vc tocar nesse assunto. Como profissional de RH sei que o ambiente de trabalho é fundamental pra atingir as metas propostas. Assim como sei, como ser humano, que 1) Comunicação é via de mão dupla, 2) Quando algo não está bom, deve-se buscar a melhora e não pedir ao outro que faça e 3) Não faça da sua incompetência a urgência dos outros. Estas frases eu ouvi, li e assimlei ao longo da vida e delas faço meu lema. Duas meninas de nosso grupo tiveram um pequeno desentendimento. Eu poderia simplesmente manter o silêncio, como muitos fizeram, ou ligar pra um e outro e disparar a metralhadora da fofoca, ou ainda, tomar partido de uma ou da outra. Mas, se eu quero um bom clima, não devia solicitar a elas que buscassem isso, eu mesma disse no e-mail "não podemos perder tempo tratando mal uns aos outros", pois percebi que estava havendo uma certa hostilidade entre ambas, que pelo que entendi foi provocada por um mal entendido bobo, sem justificativa pra brigas ou confusões.

E aí, Flávia, eu lhe digo: se queres um bom clima, crie-o vc mesma. Seja agregadora, fator positivo no meio do caos, seja harmoniosa, seja a luz no meio da escuridão. Certamente, um grupo na sua presença seria outro, mais motivado. De desagregador já temos muita coisa: TPM, falta de tempo, cansaço, um trabalho cascudo, fome e conflitos internos.

Ah, e eu não quero passar impressão alguma, ok? Achei isso engraçado, pois isso me foi dito durante uma avaliação "Lucille não dá impressão nem deixa nada subentendido; fala com boca, olhos e gestos, é totalmente legível". Então, eu lhe explico: não sou de dar impressão, eu apenas tenho facilidade em disparar e-mails pois passo o dia com o meu aberto, tanto do trabalho e agora esse aqui do iG que abri apenas pra comunicações importantes e urgentes que não sejam de trabalho. Aliás, se vale uma dica (que eu tinha esquecido), usar e-mail corporativo pra fins particulares dá justa causa. rsrs Pode parecer que eu esteja querendo ser mais que alguém? Talvez, mas sinceramente não é o que desejo. Quero ser mais, sim, quando estivermos disputando uma vaga pra Ernst & Young logo após a formatura, aí sim eu vou querer vencer tudo! rsrs Mas agora, enquanto ainda sou uma mera aprendiz - acadêmica e da vida -, me contendo em estar atenta a tudo que se diz e o que se faz, pra não correr o risco de sair por aí falando besteira e obrigando os outros a ler e ouvir meus disparates.

Bom, acho que é só! rsrsrs

Caso ainda tenha alguma dúvida, meus telefones são 0000-0000, 0000-0000 e 0000-0000, ok?

E pessoal, caso precisem que faça alguma modificação, hoje a noite não estarei na facul, mas estarei com o e-mail aberto em casa até tarde, então vamos ver como ficará até o dia de amanhã.

Beijos e maravilhoso dia pra todos!

"De tanto fumar cachimbo, a boca fica torta" - frase do dia, proferida por minha chefe.

L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir e por ler!
Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito bem-vinda.